Centro Acadêmico Paulo Freire - UFC

Centro Acadêmico Paulo Freire - UFC
Recepção dos 'Bixos' - 2011.1

segunda-feira, 16 de maio de 2011

IV Semana de Pedagogia da UFC



IV Semana de Pedagogia da UFC

Discutindo os Temas Transversais dos PCN’s e sua Práxis Pedagógica

27 a 30 de setembro de 2011 - FACED/UFC

APRESENTAÇÃO

De 27 a 30 de Setembro de 2011 se realizará a IV Semana de Pedagogia que acontecerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O evento será organizado pelo Centro Acadêmico Paulo Freire gestão “Educação e Atitudes Geram Conquistas”, tendo com objetivo a práxis pedagógica abordando a discussão dos temas transversais no contexto educacional, tendo como princípios norteadores: a ética, a cultura o meio-ambiente e a qualidade de vida do indivíduo que provém, dentre outros fatores, da saúde e de sua orientação sexual. O desenvolvimento da temática perpassará pela apresentação e discussão sobre dos temas transversais no momento atual.

Estimamos a presença dos graduandos do curso de Pedagogia da UFC e das demais faculdades e universidades públicas e privadas do Estado, dos estudantes do programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, além dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Ceará. Através dos debates, das observações e das interações interpessoais, temos o intuito de aproximar a teoria da prática dentro da temática abordada.

Na programação da IV Semana de Pedagogia está prevista a realização de palestras, mesas redondas, grupos de discussão, oficinas, mini-cursos, apresentação de trabalhos e atividades culturais, constituindo um processo formativo de vivência que o encontro pretende oportunizar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Proporcionar um espaço para discutir e abranger os conhecimentos acerca dos temas transversais dentro da práxis pedagógica, com o intuito de favorecer a compreensão da realidade, tendo como base o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação e os demais alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará.



IV Semana de Pedagogia da UFC

Discutindo os Temas Transversais dos PCN’s e sua Práxis Pedagógica

27 a 30 de setembro de 2011 - FACED/UFC

Objetivos Específicos

 Favorecer a compreensão da realidade e a participação social;

 Discutir as influências que a sociedade exerce sobre o desenvolvimento das crianças;

 Debater a formação acadêmica versus a práxis pedagógica;

 Esclarecer e conhecer a transversalidade no contexto educacional;

 Entender a saúde como produto e parte do estilo de vida e das condições de existência;

 Promover o educador como participante do processo de construção da cidadania, do reconhecimento de seus direitos e deveres, e de sua valorização profissional;

 Analisar criticamente o material utilizado em situações didáticas para que os alunos possam perceber sua presença em sociedade, e construam a partir disso, uma relação subjetiva sob os valores que esses materiais exercem cultural e socialmente;

 Avaliar atitudes, valores e procedimentos presentes nos conteúdos dos temas transversais;

 Valorizar a consciência ambiental na práxis pedagógica;

 Mostrar a importância da formação social do indivíduo;

JUSTIFICATIVA

A discussão da temática é importante devido a deficiência curricular que não atende a todas as reais necessidades exigidas para atuar no âmbito da educação infantil. Pensando nisso, trazemos à discussão o projeto da IV Semana de Pedagogia da UFC, no qual pretendemos discutir os temas transversais e sua inserção na práxis pedagógica.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Durante a IV Semana de Pedagogia, haverá palestras, mesas redondas, cine-debate, apresentação de trabalhos, grupos de discussão, oficinas e mini-cursos, além de espaços destinados a arte e cultura.



IV Semana de Pedagogia da UFC

Discutindo os Temas Transversais dos PCN’s e sua Práxis Pedagógica

27 a 30 de setembro de 2011 - FACED/UFC

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Durante a IV Semana de Pedagogia, haverá palestras, mesas redondas, cine-debate, apresentação de trabalhos, grupos de discussão, oficinas e mini-cursos, além de espaços destinados a arte e cultura.

ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

No geral assim estão organizadas as atividades da IV Semana de Pedagogia da UFC:

Plenária inicial

Abertura do evento com agradecimentos e composição da mesa de abertura, repasses de informações gerais do evento, dar as boas-vindas.

Mesa de Abertura

Introdução ao tema geral do evento, ampla contextualização do problema trazido pelo tema e levantamento de problematizações a serem desenvolvidas ao longo do evento.

Mesas redondas

Possibilitar discussões acerca das pesquisas dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira. Serão compostas por debatedores com falas de 15 ou 30 minutos (cada), seguidas de debate.

Grupo de discussão

Debates acontecendo simultaneamente com temáticas distintas.

Cine debate

Exibição de filme cujo objetivo é relacionar a temática apresentada na película com a realidade.

Apresentações culturais

Manifestações da arte circense, da cultura cearense e grupos de percussão. Apresentadas por grupos folclóricos sempre nos intervalos das atividades.


Referência Bibliográfica:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Att,

Centro Acadêmico Paulo Freire/UFC


*Para download do Projeto em PDF, acesse.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar o C.A e os alunos do curso de pedagogia pela realização de mais uma semana de pedagogia, eu sei o quanto é complicado realizar um encontro,... por isso, meus parabéns, estarei participando junto com vocês.

    abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir